sexta-feira, 8 de maio de 2009
Diário de Bordo: 15/04/2009
Estavam presentes o Dr. Arnor, professor asociado da UFRN, juntamente com o diretor do CERES: Clóvis Almeida e seu vice diretor: Douglas, a Coordenadora do Curso de Pegagogia: Grinaura Medeiros e demais professores e alunos do CERES.
Diário de Bordo: 08/04/2009
- Orientações sobre a construção da Resenha crítica:
quinta-feira, 7 de maio de 2009
Diário de Bordo: 01/04/2009
Diário de Bordo: 25/03/2009
- 1º Momento: Exposição de idéias dos grupos de estudos;
- 2º Momento: Encaminhamentos
O nosso grupo abordou o tópico sobre Mudança de Atitude e expomos a questão da auto-estima linguística e que devemos deixar de lado "essa história" de que brasileiro não sabe falar português e que a língua em si é muito difícil, que habitantes da zona rural, como também de outras classes sociais menos favorecidas falam errado. Nesse sentido cabe ao professor coibir esses estigmas que vão sendo reproduzidos pela sociedade, assim a obra de Marcos Bagno postula que o docente deve adotar uma nova postura de reflexão mediante a busca de ler, criar e desenvolver seus projetos, pesquisas, enfim de se atualizar com vistas a melhorar ainda mais sua prática pedagógica ou seja, em vez de reproduzir o professor deve produzir seus próprios conhecimentos sobra a gramática instigando os alunos adequar as diversas formas do uso da lingua portuguesa de forma competente e eficaz.
Diário de bordo II 11/03/2009
Início da discussão explanada pela professora sob o recurso metodolígico do data show acerca do livro de Marcos Bagno intitulado Preconceito Linguistico, no qual o mesmo defende a idéia de que o homem é um ser social e político e que portanto a língua também é um ato social e político.
Principais pontos elencados na discussão:
- As referências linguísticas são na verdade frutos de conflitos sociais, educacionais, econômicos, culturais etc...
- Objetivo do autor: Retirar as traves que obscurece a mente humana com relaçãoa língua portuguesa;
- Que a língua seja vista do ponto de vista da funcionalidade;
- O autor aborda as nuances da língua dentro de uma mesmaregião, como também em outras regiões. dependendo da oportunidade educacional que este possua;
- Exposição dos 8 mitos presentes no Livro que são:
- I - "A língua portuguesa falada no Brasil apresenta uma unidade surpreendente";
- II- "Brasileiro não sabe português / Só em Portugual se fala bem português";
- III - "POrtuguês é muito difícil" ;
- IV -" As pessoas sem instrução falam tudo errrado";
- V - "O lugar onde melhor se fala português no Brasil é o Maranhão";
- VI - "O certo é falar assim porque se escreve assim ";
- VII - "É preciso saber gramática para falar e escrever bem";
- VIII - " O domínio da norma culta é um instrumento de ascensão social"
Terminamoa a aula com o direcionamento de socializar as discussões em grupos para o próximo encontro.